ATENÇÃO! Muito cuidado com os boletos falsos
Muitas empresas estão sofrendo uma fraude que tem atingido diretamente os seus clientes: a falsificação de boletos de pagamento. Infelizmente, a Baalbek também tem sido alvo desses infratores, que adulteram os documentos antes que eles cheguem até as mãos dos cooperados.
Quando o cooperado vai pagar esse boleto, o valor da contribuição mensal acaba indo para a conta dos infratores. Para que isso não aconteça mais, é preciso tomar algumas medidas.
Como identificar se um boleto é falso?
Primeiro passo
O primeiro passo é saber que as instituições financeiras que emitem os boletos da Cooperativa são apenas o Sicoob e o banco Bradesco.
Ou seja, é necessário verificar se no boleto consta o nome e o logotipo de uma dessas duas instituições. Isso vale tanto na primeira metade do documento quanto na segunda metade.
Mas atenção, pois os nomes e os logotipos precisam ser idênticos nas duas partes do documento.
Segundo passo
O segundo passo é entender como funciona a linha digitável de um boleto.
Trata-se daquela fileira enorme de números que aparece na parte superior do documento depois do logotipo do banco.
Boletos do Sicoob
Quando o boleto é emitido pelo Sicoob, os três primeiros números da linha digitável devem ser 756, que correspondem ao código do banco.
No boleto do Sicoob, o segundo bloco de números deve ser 32132, que corresponde ao número da conta da Baalbek no Sicoob.
Uma dica é conferir o campo Agência/Código Beneficiário, que está no canto direito do documento, abaixo da data de vencimento. Lá você encontra o número da conta citada.
Boletos do Bradesco
Quando o boleto é emitido pelo Bradesco, os três primeiros números da linha digitável devem ser 237, que correspondem ao código do banco. Assim como o quarto número deve ser 9, que é o código da moeda, seguido pelo número 3.
Então, os primeiros números do boleto do Bradesco devem ser 23793.
Agora vamos encontrar o conjunto de números que corresponde a conta da Baalbek no Bradesco.
Antes, é bom saber que a Baalbek possui dois números de contas diferentes no Bradesco: 600004 e 0665500. Mas no boleto do cooperado vai aparecer apenas uma dessas contas.
Conta 600004
Observe a linha digitável do final para o começo. Passamos pelo bloco maior e pelo dígito que fica sozinho na linha. Então chegamos ao bloco que corresponde a uma das contas da Baalbek no banco Bradesco.
Assim, temos no início o código do banco e nessa posição a conta da Baalbek. Caso não haja esses números nessa posição, considere o boleto como fraudado. Isso vale para as duas metades do documento, que devem ser idênticas.
A mesma dica de conferir o campo Agência/Código Beneficiário para encontrar o número da conta citada é válida.
Conta 0665500
Agora vamos verificar um outro boleto do Bradesco. Do final para o começo chegamos à outra conta da Baalbek, a de número 0665500. Caso não tenhamos esses números nessa posição, considere o boleto como fraudado. Isso vale para as duas metades do documento, que devem ser idênticas.
A mesma dica de conferir o campo Agência/Código Beneficiário para encontrar o número da conta citada é válida.
Código de barras
Caso você queira pagar essa conta pela internet, preste muita atenção ao código de barras que fica na parte de baixo do boleto. Veja se ele está bem definido. Se houver rasura, desconfie.
Ao realizar o pagamento, verifique se o beneficiário é a Baalbek Cooperativa Habitacional, e não um nome desconhecido.
Se você for levado ao PagSeguro, também não faça o pagamento. A Baalbek não trabalha com o PagSeguro. Lembre-se: a Baalbek trabalha apenas com o Sicoob e o Bradesco.
Outra dica importante é analisar todo o boleto e ver se ele não está mal feito. Se houver rasuras, linhas tortas e código de barras com falhas, desconfie na hora.
Encontrou um boleto falso? Ligue para a Baalbek
Agora você já sabe como fazer uma análise do seu boleto para saber se ele é verdadeiro ou se foi fraudado.
Se você, cooperado, detectar a falsidade do boleto ou suspeitar da sua autenticidade, entre imediatamente em contato com um dos orientadores da Baalbek. Eles irão te instruir quanto a melhor maneira de resolver esse contratempo.
A maneira mais segura de receber seu boleto sem chances de fraude é através do e-mail. A própria Baalbek faz o envio para o seu endereço eletrônico. Se achar melhor, peça para um dos orientadores fazer essa mudança. Será mais seguro para todos.
Continuem atentos para que esse tipo de golpe não atrapalhe que tem um sonho muito importante para ser realizado.
Assista agora ao vídeo explicativo sobre esse assunto.