Baalbek Cooperativa Habitacional: uma cooperativa confiável
A Baalbek é uma cooperativa habitacional confiável que tem como missão conceder moradias dignas aos seus cooperados. As casas e apartamentos entregues são de ótima qualidade e a preços justos. A Baalbek segue a filosofia humanista do cooperativismo na busca pelo bem-estar e pela realização do sonho de seus associados.
A essência de uma cooperativa habitacional é a ajuda mútua para a conquista da casa própria. Para que isso aconteça, os cooperados contribuem mensalmente com um valor monetário para que seja possível a construção das unidades habitacionais. Porém, sem intermediários e sem objetivar lucro algum.
Por esse caminho é possível que o imóvel saia a preço de custo para o cooperado. Em resumo, algo que sozinhos provavelmente não conseguiram bancar. Mas que juntos fazem com que essa vontade se torne realidade.
“Era um pedaço de terra. Olha o que a Baalbek fez por nós!”. Essa frase foi dita por Sidnei de Moraes, cooperado da Baalbek contemplado com a tão sonhada casa na praia, na cidade de Mongaguá. Antes mesmo de pisar pela primeira vez em seu novo lar, os móveis já estavam na rua, esperando apenas o momento de colocá-los para dentro.
Como funciona uma cooperativa habitacional?
A habitação é um dos principais problemas urbanos a ser solucionado no país. A população de baixa renda, na maioria dos casos, é quem sofre por não ter acesso a uma moradia digna. Uma das soluções para essa situação é justamente o cooperativismo habitacional.
No começo, a cooperativa tem como função adquirir o terreno para a construção das unidades habitacionais. Com a contribuição financeira dos cooperados, como já citado. Uma das grandes vantagens desse sistema é a compra de materiais e o pagamento de mão de obra a preços menores se comparado a uma construtora.
Na Baalbek, após executada a obra, as unidades são distribuídas para os cooperados por sorteio, lista de pontuação e ordem cronológica. Não bastasse o menor custo, a atividade ainda ajuda a diminuir o déficit habitacional do país.
É claro que esse processo deve ser encarado através de uma cooperativa confiável. Para a Baalbek, que já entregou centenas de unidades habitacionais, o compromisso com a transparência e a responsabilidade é um dever.
A história da cooperativa começou no ano de 2008 e teve o primeiro projeto de casas realizado em 2010, em Mongaguá. Em 2016, foi a vez da primeira torre. Hoje, milhares de cooperados fazem parte dessa família e dos projetos, que se estenderam para os municípios de Itanhaém e Francisco Morato.
Como encontrar uma cooperativa habitacional confiável?
Saber se uma cooperativa habitacional é confiável vai além de uma simples pesquisa no Google. Na internet é possível encontrar reclamações que não possuem um teor real. Muitas vezes, são contabilizadas reclamações que partiram da própria cooperativa contra fornecedores, como uma forma de respeito a seus cooperados.
É preciso se envolver diretamente com a instituição e verificar a situação legal da cooperativa. Em caso de interesse, entender o termo de adesão e analisar se ele se encaixa com suas intenções. O mesmo estudo vale para saber se você está pronto(a) para se tornar um cooperado e seguir os 7 princípios do cooperativismo.
Entre eles estão a adesão voluntária e livre e a gestão democrática, já que as cooperativas são controladas por seus próprios membros. Junto a isso, procure conhecer as vantagens do cooperativismo. Afinal, todo cooperado é um dos donos da cooperativa a qual faz parte. São eles que participam diretamente na formulação das suas políticas e na tomada de decisões.
Visite também as redes sociais de uma cooperativa habitacional. Veja os testemunhos dos cooperados em vídeos no Youtube. Essas ferramentas estão aí para ajudar àquele que deseja saber mais se uma cooperativa habitacional é confiável.
Uma boa notícia é que, em 2019, a Baalbek se uniu a outras cooperativas do ramo habitacional para a criação da Federação das Cooperativas Habitacionais. A ação visava atingir tanto as organizações de São Paulo quanto as dos demais estados do Brasil.
A nova instituição surgiu para que essa união fortaleça e ajude na organização do ramo, o que auxiliará também na melhora da oferta de moradia digna no país.
Como é na Baalbek?
Na Baalbek, o candidato a cooperado recebe todas as informações necessárias para sua adesão por meio de uma equipe de orientadores preparada. Os profissionais são especializados no assunto e estão prontos para esclarecer qualquer dúvida. A cooperativa também está de portas abertas a todos. Basta agendar um horário para a visita.
A Baalbek mantém online o Canal do Cooperado, onde o associado pode acompanhar o andamento das obras e as entregas de chaves através de vídeos. Além de obter todas as informações pertinentes à cooperativa e a sua adesão em particular. A transparência para as boas notícias e para um possível contratempo fazem parte da palavra de nossos conselheiros.
Outros meios de informação são utilizados para que o cooperado saiba tudo o que acontece com o seu projeto e com a cooperativa. Entre eles estão uma revista eletrônica e mensagens via Instagram, Facebook, Whatsapp e SMS.
Assista a mais um vídeo da nossa cooperativa. Acompanhe a entrega de chaves do cooperado Alexandre Leite. Ele fez questão de expor sua felicidade com a Baalbek:
Aproveite para conhecer também nosso artigo Por que a Baalbek é uma cooperativa habitacional confiável?.