Saiba mais sobre a Baalbek no Reclame Aqui
Um assunto muito importante para ser debatido é a avaliação recebida pela Baalbek no Reclame Aqui. Essa é a maior plataforma de solução de conflitos entre consumidores e empresas da América Latina.
Alguns de nós, talvez, já recorremos ao Reclame Aqui para resolver alguma pendência. Por isso sabemos que o canal não filtra o que é, de fato, justo ou não de ser exposto. Assim, cabe à empresa citada explicar ao consumidor sobre suas dúvidas com o objetivo de solucionar a reclamação.
Esse também é o caminho feito pela Baalbek Cooperativa Habitacional no Reclame Aqui. A cooperativa zela por sua integridade e tem como valores o comprometimento e a responsabilidade para com seus cooperados. Assim, de maneira didática e seguindo o Estatuto Social e Regimento Interno, respondemos aos questionamentos de nossos associados.
No entanto, o caminho mais interessante a ser seguido pelo sócio-cooperado é encaminhar sua dúvida diretamente aos orientadores da Baalbek. Através dessa atitude, após a análise do assunto, a orientação direta poderá sanar qualquer incerteza por parte de um associado.
Quais reclamações recebe a Baalbek no Reclame Aqui?
Há uma reclamação mais pontual recebida pela Baalbek Cooperativa Habitacional no Reclame Aqui. Trata-se da devolução do dinheiro investido pelo cooperado em um projeto o qual ele pediu desligamento.
Na verdade, todos os cooperados demissionários têm a garantia de devolução de valores contribuídos na cooperativa. Não há dúvida de que a Baalbek gostaria de fazer essas devoluções o mais breve possível, assim que o cooperado solicita a sua demissão. Porém, infelizmente, esse trâmite não é tão rápido assim.
Quando um cidadão se torna sócio-cooperado, ele assume o compromisso com as contribuições mensais. A cooperativa, por sua vez, programa-se para cada tijolo que será usado na construção das unidades. Cada parcela paga pelos cooperados é utilizada na compra de materiais, compra de terrenos e mão de obra.
Quando um cancelamento acontece, é preciso se programar para fazer as devoluções para os ex-associados. Esses valores que deixaram de entrar fazem falta para o restante dos sócios-cooperados, que continuam contribuindo para a construção da sua casa. Mais que isso, é necessário aguardar a realização da assembleia de prestação de contas para que o processo de devolução se inicie, conforme reza o Estatuto Social e Regimento Interno da Baalbek.
Como funciona uma cooperativa?
O cooperativismo é uma junção de pessoas que buscam um mesmo objetivo que atenda às suas necessidades. Dessa maneira elas se unem de forma voluntária em torno de uma organização onde todos passam a ser donos do próprio negócio.
É quando surge uma cooperativa, uma associação autônoma que não concentra renda ou acumula capital. Em outras palavras, uma cooperativa não visa lucro. Ela tem como ideia principal melhorar a condição de vida de seus associados.
Qualquer cidadão pode participar de uma cooperativa, desde que se encaixe nesse perfil e assuma as responsabilidades como membro. É basicamente o que diz o primeiro dos 7 princípios do cooperativismo, que se refere a adesão voluntária e livre.
Assim, entende-se que há diferenças entre ser um cooperado e ser um cliente/consumidor. As regras que gerem cada uma das alternativas possuem suas peculiaridades. Ao assinar uma adesão, é preciso estar muito atento ao que diz o Estatuto Social e Regimento Interno.
A Baalbek Cooperativa Habitacional é confiável?
Sim! A Baalbek é uma cooperativa habitacional confiável que tem como missão conceder moradias dignas aos seus cooperados. As centenas de casas e apartamentos entregues são de ótima qualidade e a preços justos. A Baalbek segue a filosofia humanista do cooperativismo na busca pelo bem-estar e pela realização do sonho de seus associados.
A essência de uma cooperativa habitacional é a ajuda mútua para a conquista da casa própria. Para que isso aconteça, os cooperados contribuem mensalmente com um valor monetário para que seja possível a construção das unidades habitacionais. Porém, sem intermediários e sem objetivar lucro algum.
Na Baalbek, o candidato a cooperado recebe todas as informações necessárias para sua adesão por meio de uma equipe de orientadores preparada. Os profissionais são especializados no assunto e estão prontos para esclarecer qualquer dúvida. A cooperativa também está de portas abertas a todos. Basta agendar um horário para a visita.
A Baalbek mantém online o Canal do Cooperado, onde o associado pode acompanhar o andamento das obras e as entregas de chaves através de vídeos. Além de obter todas as informações pertinentes à cooperativa e a sua adesão em particular. A transparência para as boas notícias e para um possível contratempo fazem parte da palavra de nossos conselheiros.
Outros meios de informação são utilizados para que o cooperado saiba tudo o que acontece com o seu projeto e com a cooperativa. Entre eles estão uma revista eletrônica e mensagens via Instagram, Facebook, Whatsapp, E-mail e SMS.
Como encontrar uma cooperativa habitacional confiável?
Saber se uma cooperativa habitacional é confiável vai além de uma simples pesquisa no Google. Na internet é possível encontrar reclamações que não possuem um teor real. Muitas vezes, são contabilizadas reclamações que partiram da própria cooperativa contra fornecedores, como uma forma de respeito a seus cooperados.
É preciso se envolver diretamente com a instituição e verificar a situação legal da cooperativa. Em caso de interesse, entender o termo de adesão e analisar se ele se encaixa com suas intenções. O mesmo estudo vale para saber se você está pronto para se tornar um cooperado e seguir os 7 princípios do cooperativismo.
Visite também as redes sociais de uma cooperativa habitacional. Veja os testemunhos dos cooperados em vídeos no YouTube. Essas ferramentas estão aí para ajudar àquele que deseja saber mais se uma cooperativa habitacional é confiável.