Conheça 9 cooperativas que irão te surpreender
Existem vários tipos de cooperativas no Brasil. Geralmente, quando se fala nesse assunto, logo vem à mente aquelas que trabalham com crédito. Mas entenda que as cooperativas financeiras são apenas uma ramificação do cooperativismo como um todo.
Na verdade, você pode se surpreender ao saber que algumas organizações brasileiras renomadas não são empresas privadas, mas sim cooperativas. Isso vale tanto para o ramo de crédito quanto para os demais, como o agropecuário e o de saúde, principalmente.
Indicamos que você leia nosso artigo Quais são os ramos do cooperativismo, pois ele irá auxiliá-lo(a) nesse assunto.
Cooperativas agropecuárias
Segundo o IBGE, 48% de tudo o que é produzido no campo brasileiro passa, de alguma forma, por uma cooperativa. Além disso, acredita-se que, no dia a dia, exista ao menos um alimento produzido por uma cooperativa do ramo agropecuário no prato de cada um dos brasileiros.
Para muitos especialistas, as cooperativas agropecuárias no Brasil já são consideradas a base do agronegócio moderno.
Aurora Alimentos
A Cooperativa Central Aurora Alimentos foi criada em 1969 por meio da união de 18 pessoas, representantes de oito cooperativas regionais. Desde 2007, sua logomarca estampa a camisa do time de futebol da Chapecoense. Produtos como presunto, linguiça, salsicha e lasanha são apenas alguns exemplos do que é encontrado facilmente nos supermercados.
A organização catarinense é formada por 11 cooperativas filiadas e mais de 65 mil famílias de empresários rurais. Existem mais de 100 mil famílias no campo e na cidade que produzem diariamente os alimentos comercializados pela organização. Além disso, são mais de 30 mil empregados diretos e 10 mil empregados que pertencem às cooperativas filiadas.
Lar Cooperativa
A Lar Cooperativa é mais uma organização da região sul a figurar na lista das principais cooperativas agropecuárias do Brasil. A raiz de tudo começa a nascer no ano de 1964 entre 55 pequenos agricultores do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, que se uniram na antiga Gleba dos Bispos, onde atualmente fica o município de Missal (PR).
O portfólio da Lar Cooperativa abrange cerca de 300 produtos entre enlatados, congelados, cortes de frango e grãos. Atualmente, emprega mais de 18.300 trabalhadores e conta com mais de 11.700 associados.
Como curiosidade, foi criada a Lar Credi, cooperativa de crédito que tem como objetivo atender aos associados e funcionários da Lar.
Frísia
Quem não se lembra da Batavo? Ela mudou o nome e hoje atende por Frísia. Trata-se da cooperativa mais antiga do Paraná, criada em 1925.
Na linha do tempo, a marca Batavo surgiu efetivamente em 1928, cujo primeiro produto a estampar o logotipo na embalagem foi o queijo. No ano de 1941 é fundada a Cooperativa de Laticínios Batavo. Apenas em 2015 é que a denominação social é alterada para Frísia Cooperativa Agroindustrial.
Em 2017 são consolidados projetos de intercooperação entre Frísia, Castrolanda e Capal na área de trigo e suínos, denominada Unium, uma marca com cerca de 5 mil cooperados. Atualmente, a cooperativa emprega cerca de 1.100 colaboradores. Além de lácteos e carnes suínas, a Frísia produz também sementes de plantio direto e rações para bovinos, suínos e aves.
Copersucar
A Copersucar é classificada como a maior cooperativa agropecuária do Brasil. A organização paulista é a maior exportadora brasileira de açúcar e a maior plataforma global de biocombustíveis.
Sua inauguração ocorreu em 1659 e contava com apenas dez unidades produtoras paulistas e duas entidades cooperativas regionais: a Coopira e a Coopereste. Teve sua imagem consolidada globalmente em 1979 através da criação de uma equipe de Fórmula 1 em parceria com os irmãos Fittipaldi.
Frimesa
A história da Frimesa teve início em 1977 a partir da união entre quatro cooperativas paranaenses: Coasul, Confrabel, Camdul e Coopersabadi. Juntas, elas reuniam 6.800 produtores.
Atualmente, a Frimesa é uma central de cinco cooperativas que atua nas cadeias de carnes suínas e de lácteos. A cooperativa, aliás, é a quarta maior em abate de suínos no país.
Cooperativas de crédito
No Brasil, o número de cooperativas financeiras cresce a cada ano. De acordo com o Anuário do Cooperativismo Brasileiro de 2020, publicado no site do Sistema OCB, o país concentra 827 organizações desse ramo. São mais de 10 milhões de cooperados e mais de 70 mil empregados.
Uma cooperativa de crédito oferece a seu cooperado todos os produtos que um banco tradicional disponibiliza para seus clientes.
Sicoob
O Sicoob (Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil) nasceu no ano de 1997 e possui atualmente mais de 5 milhões de cooperados. Ao todo, abrange quase 400 cooperativas singulares com atuação em todos os estados brasileiros.
O Sicoob está próximo de atingir a casa dos 2 mil municípios atendidos e já ultrapassou a marca de 3 mil pontos de atendimento. Soma-se a isso a existência de milhares de caixas eletrônicos espalhados pelo país.
De acordo com o ranking Melhores e Maiores, da Revista Exame (2020), a organização é o 47º maior grupo empresarial do Brasil.
Sicredi
O Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo) surgiu no longínquo ano de 1902 e se configura como a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil.
A organização possui hoje mais de 4,9 milhões de associados. Sua presença em território nacional compreende 23 estados e o Distrito Federal, com 2 mil agências distribuídas em 108 cooperativas. São mais de 30 mil colaboradores.
Cooperativas de saúde
O ramo de saúde coloca o Brasil no topo do ranking do cooperativismo. Afinal, o país é o pioneiro nesse setor e conta com o maior número de cooperativas dedicadas à preservação e à promoção da saúde humana.
As cooperativas que pertencem ao segmento são formadas por médicos, odontólogos ou profissionais ligados à área de saúde humana, enquadrados no CNAE 865. Soma-se à lista aquelas cujos usuários se reúnem para constituir um plano de saúde.
Unimed
Talvez você não imaginasse que a Unimed (União dos Médicos) fosse uma cooperativa. A organização, fundada em 1969, é referência nacional no quesito plano de saúde. Em 1975 foi criada a Confederação Nacional das Cooperativas Médicas – Unimed do Brasil, com o objetivo de representar institucionalmente as cooperativas Unimed.
Atualmente, o Sistema Unimed está presente em 84% do território nacional, formado por cerca de 345 cooperativas médicas e mais de 116 mil médicos cooperados.
Uniodonto
A Uniodonto é mais uma cooperativa de saúde conhecida nacionalmente. Seu surgimento se deu em 1972 com a união de 37 dentistas.
Trata-se da maior rede de atendimento em planos odontológicos do mundo. Pertencem ao Sistema Uniodonto 95% das operadoras de planos odontológicos melhor avaliadas pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).
O atendimento da Uniodonto atinge 3 milhões de usuários no Brasil e agrupa cerca de 22 mil cirurgiões dentistas cooperados, organizados em 117 singulares.
Baalbek e o cooperativismo habitacional
O ramo de infraestrutura entrega aos brasileiros cooperativas que atuam diretamente nos problemas relacionados à habitação.
Nesse cenário surge a Baalbek, uma das líderes nesse segmento em toda a América Latina. A cooperativa atende três cidades paulistas: Mongaguá e Itanhaém, no litoral sul, e Francisco Morato, na Região Metropolitana de São Paulo.
A Baalbek já entregou centenas de unidades habitacionais e o ritmo das obras segue em crescimento. Entre os projetos estão unidades individuais, condomínios e duas torres de apartamentos.
Visite nosso artigo Como funciona uma cooperativa habitacional e suas vantagens e saiba mais.
Agora que você já sabe quais são as cooperativas que fazem parte do seu dia a dia, que tal conhecer um pouco mais sobre as cooperativas de reciclagem? Elas também estão, diariamente, muito próximas de todos nós.