Etapas da obra: a importância do projeto na construção civil
São muitas as etapas de uma obra. Mas o que pouca gente sabe é o tamanho da importância de um projeto para uma unidade habitacional ou para um condomínio. Afinal, essa é uma das fases mais delicadas de todo o processo.
Tanto os projetos de arquitetura e de engenharia quanto as demais partes do planejamento que envolverão sua construção podem ser encaixados no que é chamado de pré-obra. O que requer tempo e destreza.
Nesse caso, é preciso realizar a compatibilização dos projetos complementares. Ou seja, verificar o que foi feito nos projetos de arquitetura e de engenharia para solucionar interferências na execução da obra, com o objetivo de que tudo se encaixe perfeitamente.
Os projetos complementares envolvem, dentre outros:
- Estrutural -> fundações, vigas, pilares, lajes, alvenarias e suas cargas agindo sobre o solo;
- Hidráulica -> sistema de alimentação e distribuição de água, além de eliminação de todos os líquidos provenientes da cozinha e do banheiro;
- Elétrica -> pontos de tomadas, lâmpadas, interruptores e dutos por onde passa a fiação elétrica, além de comunicação interna e internet para condomínio fechado e edifício;
- Bombeiro e segurança -> atendimento às normas de segurança para as edificações em geral.
Aproveite e conheça nosso artigo Quais são as etapas de uma obra na Baalbek.
Compatibilização dos projetos complementares
O projeto arquitetônico, por exemplo, vai dizer onde ficarão os ambientes, uma determinada parede e a escada, assim como os demais espaços de uma unidade habitacional.
Esse projeto é enviado para um projetista de estrutura, que irá analisar as cargas de cada parede para calcular o tamanho de uma viga a ser utilizada em determinado local. Ele também verá se a alvenaria nesse ponto será estrutural ou apenas de vedação, entre outros fatores.
Há ainda os projetos de instalações hidráulica e elétrica, que também precisam ser alinhados com o projeto arquitetônico. Saber se alguma tubulação vai passar por dentro ou por cima de uma viga ou se não vai passar dentro de uma alvenaria estrutural, que não pode ser quebrada.
É preciso entender também onde vão passar a fiação elétrica e os conduítes, para que nenhum empecilho seja encontrado pelo caminho. Caso precise mexer poucos centímetros que seja em algo no projeto, será necessário reavaliar tudo o que já foi estudado com relação a estrutura, hidráulica e elétrica.
Existem obras que também contam com projetos de paisagismo, ar-condicionado, impermeabilização, entre outros. Sem contar que, inicialmente, há o projeto de fundação residencial. Ele visa esquematizar a infraestrutura da edificação, que fica abaixo do solo, responsável por suportar todo o peso da edificação.
Orçamento da obra
A grosso modo, a compatibilização dos projetos é uma espécie de quebra-cabeças que precisa ser montado minuciosamente. Com tudo finalizado, é o momento de realizar o orçamento da obra.
No caso da Baalbek, é feito um orçamento interno na cooperativa e outro em paralelo com alguns empreiteiros. Esse processo visa comparar os orçamentos para que haja um entendimento de valores.
Aqui estão incluídos os gastos com material de construção e da mão-de-obra para a construção da unidade habitacional, condomínio ou prédio. Também é o momento de definir os cronogramas, prevendo tempo e recursos financeiros para cada etapa. Depois disso, o início da construção está devidamente apto a sair do papel.
Aproveite e conheça nosso artigo Etapas da obra: preparação de terreno, infraestrutura e superestrutura.