Etapas da obra: preparação de terreno, infraestrutura e superestrutura
A primeira etapa da obra na Baalbek é a aquisição de um terreno ou de um lote, de acordo com a necessidade do projeto. Essa escolha tem como iniciativa fundamental analisar os pontos positivos e negativos das propriedades disponíveis para dar início à realização do sonho da casa própria aos cooperados.
Depois da compra, é preciso fazer a limpeza desse terreno, como de possíveis entulhos, pedras, cupinzeiros, entre outros. Caso haja uma área construída que precise ser demolida, será necessário pedir à prefeitura um Alvará de Demolição.
Leia também o artigo Etapas da obra: a importância do projeto na construção civil.
Etapas da obra: preparação de terreno
O próximo passo agora é fazer a demarcação do terreno com um topógrafo para que não seja ocupada uma parte incorreta daquele território. Isso evitará que a área demarcada invada os limites das propriedades dos vizinhos, principalmente quando se tem um espaço descampado.
Esse processo é chamado de demarcação do lote e levantamento planialtimétrico. É quando se entendem os detalhes desse terreno, tais como medidas planas, ângulos e diferenças de nível (inclinação). O levantamento planialtimétrico une os levantamentos planimétrico, que mede as projeções horizontais de um terreno, e o altimétrico, ligado às definições da altura da área para saber o grau de declive.
É durante esse processo que se saberá se é preciso tirar terra (corte) ou colocar terra (aterro) para nivelar o solo. Durante essa etapa inicial da obra, se possível, já é feita a sondagem, que serve para saber qual o tipo de solo e sua resistência para determinar qual o tipo de fundação mais apropriada a ser utilizada naquele terreno. O intuito é encontrar onde está o solo firme para criar a raiz da casa.
Não deixe de ler nosso artigo Quais são as etapas de uma obra na Baalbek?.
Etapas da obra: infraestrutura
Com os processos citados já concluídos, agora é o momento de começar a preparar o terreno para a construção. Essa preparação terá como base as conclusões obtidas a partir do levantamento planialtimétrico e da sondagem. Aliás, se a sondagem não teve seu início ainda, será nessa fase que isso ocorrerá.
Em outras palavras, para levantar uma unidade habitacional o solo precisa estar apto a receber o peso de muitas toneladas que compreendem uma casa ou um edifício. Por isso a importância em saber qual o tipo de fundação a ser executada na obra.
Vamos imaginar uma casa com 120 toneladas que precisa se manter estabilizada no solo por toda a sua vida. No entanto, esse chão não oferece uma firmeza ou solidez aceitável, como é muito comum na faixa litorânea brasileira.
A resolução desse contratempo, muitas vezes, é a realização de uma fundação através de estacas. Essas estacas podem ser feitas de aço, concreto pré-moldado, concretada in loco ou pela combinação dos exemplos citados. Seu destino é atingir o “firme” do solo, após ser cravada com o auxílio de ferramentas ou maquinários.
Pode ser que cada cidade exija mais de um tipo de fundação devido ao tipo de solo encontrado. Para os projetos da Baalbek, em Mongaguá, é mais comum a necessidade da utilização de estaca cravada, introduzidas no solo através de percussão ou vibração. Isso ocorre porque o solo firme naquela região está muito profundo.
Já em Itanhaém, há terrenos em que a estaca cravada é a única escolha. Porém, há outros em que o solo trabalhado é firme e sugere o uso de sapatas ou brocas manuais, que são fundações mais superficiais.
Etapas da obra: superestrutura
Somente após o complemento do processo de infraestrutura é que um terreno estará apto a receber uma construção. Essa alvenaria que se ergue acima do solo, dentre as etapas da obra, é chamada de superestrutura.
Essa fase, quando a obra é feita em alvenaria convencional, compreende elementos como vigas, pilares, lajes, entre outros. Aqui, as alvenarias (conjunto de tijolos, blocos ou peças sobrepostas e coladas por uma argamassa) sobem juntamente com a hidráulica e a elétrica seca (condutores e caixinhas). Quando isso acontece em conjunto, não se corre o risco de precisar rasgar as paredes lá na frente para passar a infraestrutura citada.
A Baalbek utiliza blocos de alvenaria estrutural para as paredes, solução que agiliza o tempo de execução da obra e que traz economia de material em relação ao processo convencional. Os blocos estruturais utilizados são certificados pelo INMETRO por sua qualidade, tendo sido submetidos a rigorosos testes de resistência.
Os próximos passos são a cobertura e os acabamentos. Depois, a unidade habitacional está quase pronta para ser entregue. Saiba mais no artigo “Quais são as últimas etapas de uma obra na Baalbek?”.