Você já ouviu falar da Cama de Anchieta, em Itanhaém?
A antiga cidade de Itanhaém, fundada no ano de 1532, abriga belas praias de mar azul. Durante o verão, a localidade recebe um grande número de turistas paulistanos que buscam suas atrações para descansarem. Um dos pontos de interesse mais visitado é a Cama de Anchieta.
Além do atrativo citado, as cachoeiras, ilhas e parques ecológicos da localidade também se enchem de visitantes. Assim como o Morro de Paranambuco, o Convento de Nossa Senhora da Conceição e a Igreja Matriz de Sant’Anna. Esses dois últimos situados no centro histórico.
O que é a Cama de Anchieta?
Uma das paradas obrigatórias para todo turista em Itanhaém é a Cama de Anchieta, patrimônio histórico do município. Trata-se de uma formação rochosa plana à beira-mar em formato de espreguiçadeira coberta por outra grande pedra. O que dá a impressão de formar uma larga e confortável cama natural protegida da ação do sol.
O lugar ficou famoso depois que o padre jesuíta José de Anchieta o escolheu para passar suas tardes deitado no rochedo. Segundo consta, era ali que ele buscava inspiração para escrever seus poemas. O religioso espanhol esteve presente em Itanhaém entre 1563 e 1595 durante viagens missionárias pelo litoral sul paulista.
Além da Cama de Anchieta, o padre também é homenageado através de outros atrativos importantes. A compilação desses pontos de interesse rendeu à cidade uma rota turística nomeada Caminho de Anchieta.
Os atrativos são: o Monumento a Anchieta, o Pocinho de Anchieta, os Painéis de Anchieta e o Museu Conceição de Itanhaém, onde está a carta de batismo do jesuíta.
Aproveite e conheça nosso artigo O que você não pode deixar de fazer em Itanhaém.
Como chegar na Cama de Anchieta?
A atração está localizada entre os costões da Praia da Gruta e da Praia do Sonho. Para chegar até a Cama de Anchieta o visitante deverá atravessar uma passarela reformada de ipê e eucalipto ecológico.
A Passarela de Anchieta possui 220 metros de comprimento por 1,60 metros de largura que se inicia a partir da gruta Nossa Senhora de Lourdes.
De um lado, rochas e o mar azul; do outro, o verde da vegetação. O curto caminho até um dos cartões-postais da cidade litorânea é um descanso para os olhos e um convite à paz. O que explica a escolha do local pelo jesuíta espanhol.
Projetos da Baalbek em Itanhaém
A Baalbek, como uma cooperativa habitacional que visa a ajuda mútua para realizar o sonho da casa própria, tem a cidade de Itanhaém como um de suas principais unidades.
Clique e conheça as fotos e os detalhes do que já entregamos em Itanhaém, bem como o vídeo para acompanhar o andamento das obras na cidade.