A força do cooperativismo na região Sul
O cooperativismo na região Sul tem papel fundamental no desenvolvimento dos três estados pertencentes àquele pedaço do mapa. Essa é a parte do Brasil conhecida por ser a mais atuante dentro dessa modalidade.
Foi no Rio Grande do Sul que nasceu a primeira cooperativa de crédito nacional, no ano de 1902. Já em 1913, no mesmo estado, foi fundada a Cooperativa de Consumo dos Empregados da Viação Férrea (Coopfer). A organização chegou a ter mais de 20 mil cooperados e foi considerada a maior cooperativa de consumo da América do Sul.
O Paraná é conhecido por ser um enorme celeiro de cooperativas agropecuárias. Santa Catarina também merece destaque no que diz respeito a esse ramo do cooperativismo. Ambos lideram as exportações realizadas por cooperativas, junto com São Paulo e Minas Gerais.
Cooperativismo na região Sul
O Rio Grande do Sul é o estado que possui o maior número de cooperativas e de cooperados naquela região. Até o fim do primeiro semestre de 2020, eram 437 organizações cooperativistas e um total de quase 3 milhões de cooperados. O Paraná, por sua vez, abriga 215 cooperativas e 1,7 milhão de associados.
O estado de Santa Catarina apresentou um crescimento de 11,6% no número de cooperados em 2020. Um aumento expressivo em se tratando de um ano dominado pela crise econômica devido à pandemia.
Esse assunto, aliás, é discutido em nosso artigo Os desafios do cooperativismo na pandemia.
Por lá, mais de 3 milhões de pessoas são associadas a uma cooperativa, cuja população é de pouco mais de 7 milhões de habitantes. As cooperativas de crédito lideram o cenário local, com 2,2 milhões de cooperados. Quanto ao mercado de trabalho, são mais de 73 mil empregados diretos, sendo que em 2020 foram criados 5.546 novos postos.
O cooperativismo na região Sul mostra mesmo sua força quando os números são calculados a nível nacional. Para se ter uma ideia, as cooperativas desses três estados correspondem a 13% do total dessas instituições no país. Isso significa aproximadamente 52% dos associados de toda a nação.
As informações acima são das Organizações das Cooperativas gaúcha, paranaense e catarinense (Ocergs, Ocepar e Ocesc). Elas foram divulgadas pela plataforma de dicas financeiras O Seu Dinheiro Vale Mais, pertencente ao Sicoob SC/RS, e pelo site da revista Mundo Coop.
Principais cooperativas da região Sul
Sicredi
Como já citado, a primeira cooperativa de crédito nacional surgiu em 1902 no Rio Grande do Sul, no município de Nova Petrópolis. Hoje, essa cooperativa atende pelo nome de Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo).
A organização possui mais de 4,9 milhões de associados. Sua presença em território nacional compreende 23 estados e o Distrito Federal, com 2 mil agências distribuídas em 108 cooperativas. São mais de 30 mil colaboradores.
Aurora Alimentos
A fabricante de alimentos catarinense Aurora foi criada em 1969 por meio da união entre 18 pessoas, representantes de 8 cooperativas regionais. A Cooperativa Central Aurora Alimentos é formada atualmente por 11 cooperativas filiadas e mais de 65 mil famílias de empresários rurais.
Existem mais de 100 mil famílias no campo e na cidade que produzem diariamente os alimentos comercializados pela organização. Além disso, são mais de 30 mil empregados diretos e 10 mil empregados que pertencem às cooperativas filiadas.
Coamo
A paranaense Coamo foi fundada em 1970 por um grupo de 79 agricultores, na região de Campo Mourão. Nos dias atuais, possui 110 unidades localizadas em 71 municípios dos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
Ao todo, 29 mil associados e aproximadamente 8 mil funcionários efetivos fazem parte da cooperativa. No ano de 2019, 3,1% da produção brasileira de grãos foi de responsabilidade da Coamo. Esse número a coloca como a maior exportadora do estado do Paraná e uma principais do Brasil.
Lar Cooperativa
A Lar Cooperativa começou a nascer em 1964 entre 55 pequenos agricultores do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A reunião desses trabalhadores ocorreu na antiga Gleba dos Bispos, onde atualmente fica o município de Missal (PR).
A instituição emprega mais de 18.300 trabalhadores e conta com mais de 11.700 associados. Seu portfólio abrange cerca de 300 produtos entre enlatados, congelados, cortes de frango e grãos.
Cocamar
Em 1963 nasceu em Maringá, no estado do Paraná, a Cocamar, através da união de 46 pequenos produtores de café.
Nos dias atuais, a cooperativa possui mais de 80 unidades operacionais espalhadas por aquele estado, além do Mato Grosso do Sul e de São Paulo. Conta com 15 mil associados que atuam com a produção de soja, milho, trigo, café e laranja.
Saiba mais sobre as cooperativas agro sulistas no artigo Conheça a força das cooperativas agropecuárias no Brasil.